quarta-feira, 6 de março de 2013

Cuidados em relação ao uso de Threads


Estive dando uma boa estudada em threads e registrei algumas observações que acho útil deixar aqui no blog, pode ser de interesse para quem também esteja estudando o tópico.

Tenho dito que usar threads é imperativo no Android, quem já tomou um "ANR" ou mais recentemente, "NetworkOnMainThreadException", sabe do que estou falando.
Já postei também sobre os diversos benefícios advindos do uso de threads em aplicativos Android.

Mas, tem o outro lado da questão: os riscos no uso de threads.
Primeiro temos os riscos de segurança, relacionados com o uso compartilhado de dados, principalmente dados mutáveis, e seu gerenciamento, podemos resumir esses problemas como "acesso em momento indevido", seja por acesso a um objeto em fase de construção, ou no meio de uma atualização, ou atomicidade, ou problemas de visibilidade.
Por visibilidade entendam: uma thread pode não "ver" as últimas alterações que outra thread tenha feito num determinado dado.
Depois temos os problemas relacionados com ativação de threads, seja travamento por deadlock, ou threads que não conseguem avançar por falta de recursos.
E, por fim, temos os problemas de performance, afinal, ter uma outra thread tem um custo, que não está relacionado com processamento produtivo e sim em gerenciar as diversas threads.

Usar threads com eficiência significa tentar usar o máximo de processamento paralelo e o mínimo de processamento sequencial. Identificar quando o processamento deve ser sequencial, é responsabilidade do programador, então, o DVM (Dalvik Virtual Machine) espera (e todos os seus usuários, sem contar o seu chefe e outros interessados...) que você tenha informado corretamente esses pontos de sincronismo.
Isso, sincronização, deve ser feito para garantir consistência sequencial.
Você precisa ter ciência de que o compilador, o Dalvik, o Sistema Operacional e o processador todos estão fazendo malabarismos com o seu código para obter o máximo de performance possível.
Então saiba usar nos lugares certos as palavras chaves synchronized, volatile, lock, unlock, wait, notify, etc, senão o seu programa vai fazer coisas difíceis de imaginar, imagine como conseguir corrigir!

Bons códigos!

Um comentário:

  1. A developer has a problem. He uses threads to solve. Problems two he now has.

    Haha, just kidding.

    Muito bom o post.

    ResponderExcluir