quinta-feira, 25 de abril de 2013

Impressões sobre a leitura do Livro Google Android, R. Lecheta, 3ª edição


Terminei hoje o que chamei de "maratona de leitura' do livro Google Android, 3ª edição. Do capítulo 1 ao final do capítulo 15, na página 500.
Devo explicar os motivos para ler até a página 500 e também os "porquês" da leitura.
O primeiro é fácil, nesse livro a parte de conhecimentos básicos termina justamente na página 500.
Os motivos da leitura foram para responder duas questões:
1. Como estava o meu nível de conhecimento em relação aos assuntos tratados no livro, até essa página?
2. Poderia continuar a indicar o livro para um iniciante em programação Android?

Os que me acompanham pelo blog ou pelos foruns sabem que usei a segunda edição desse livro como base para meus estudos iniciais sobre a plataforma Android, e sempre o indiquei como um dos melhores livros para um iniciante.
O problema é que já se passaram quase dois anos desde que iniciei os meus estudos. Além disso, o Google já lançou quase uma dezena de versões novas da plataforma Android.
Iniciei com a API 8 e já estamos na 17.
Aproveitando o fato de que a terceira edição acaba de ser lançada, resolvi encarar o desafio para poder responder as questões acima.

Quanto à primeira pergunta, devo dizer que me surpreendi, pois, antes da leitura, não sabia nem quantificar o quanto conhecia sobre os assuntos tratados. Depois da leitura, posso dizer que somente dois assuntos não tinha conhecimento (ViewPager e Notification.Builder).
Mas, isso foi para me avaliar, não ao livro!

Os assuntos tratados nessas páginas continuam fazendo parte do que chamo de infraestrutura básica de conhecimentos necessários para um desenvolvedor Android.
Notem que são necessários, mas já não são suficientes. Com as novas versões do Android e os tablets, pode-se incluir a API Fragments, ActionBar e mais alguns tópicos como conhecimentos básicos para um desenvolvedor estar capacitado para fazer apps que suportem os diversos dispositivos disponíveis no momento.
Mas, esses novos conhecimentos devem ser adquiridos somente após os conhecimentos tratados nesse livro estarem consolidados.
Então, para resumir, o livro continua sendo indicado para um iniciante. Somente por esses capítulos, sem falar dos outros!

O livro, não é indicado apenas para um iniciante, pelos capítulos que chamo de exemplos-de-uso, servem até para os mais avançados. Eu, de minha parte, espero fazer bom proveito das novidades!

Parabenizo ambos o autor Ricardo Lecheta e a editora Novatec por mais esse livro.
Sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário