quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dica: Projeto Euler


Existe um site chamado ProjectEuler.net, que contém uma série de problemas de matemática para serem resolvidos através da elaboração de algorítmos e implementados em alguma linguagem de programação.
Como cada problema pode ser solucionado de diversas formas, existe uma regra geral para validar uma solução: o programa deve encontrar a resposta em menos de um minuto.
Então, cada problema é um desafio para a sua criatividade.
É uma excelente ferramenta para quem está aprendendo programação, ou, para quem está aprendendo uma nova linguagem, e também, para quem quer resolver problemas não relacionados com o dia-a-dia de seu trabalho.
Outra coisa interessante é que ao resolver o problema, você tem acesso ao forum do problema onde pode acompanhar as discussões sobre as dificuldades do problema e, principalmente, as diversas soluções apresentadas na sua linguagem e em outras.

Estou aproveitando para resolver os problemas usando os recursos da linguagem Java. Para solucionar os problemas estou usando uma estratégia de "reinventar a roda", ou seja, sempre que possível procuro desenvolver uma rotina própria ao invés de usar um recurso pré-existente.
Por exemplo, em problemas envolvendo grandes números (com centenas de dígitos) não faço uso do BigDecimal, ou BigInteger.
É uma forma de conhecer e programar rotinas com outra visão.

Outra regra muito importante é: Não publicar a solução dos problemas.
Afinal, o que importa é cada um descobrir a sua solução!

Bons códigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário