quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estudando programação de games


Outra frente de estudos que comecei recentemente é a area de games.
Estou estudando os conceitos básicos sobre o tema.
É uma area em que temos um grande uso de CPU e de memória, em que cada milésimo de segundo faz diferença.
E foi nesta area que encontrei alguns assuntos que eu não entendia como foram parar no dia a dia da programação Android.
Uma delas é a quebra das boas práticas da programação orientada a objetos, principalmente o encapsulamento .
Em games isso é uma prática corriqueira e até compreensível, senão obrigatória, mas adotá-la e recomendá-la em desenvolvimento em outras areas é inadmissível, convenhamos.
É sabido que getters e setters são relativamente mais custosos do que acessar variáveis diretamente. Mas, os riscos de desenvolver dessa maneira beira a irresponsabilidade.
Se, por algum motivo, tiver que fazer isso, faça um favor a si mesmo: documente muito bem as práticas adotadas e os cuidados a serem tomados ao efetuar possíveis manutenções no código.
Mas, voltando ao que interessa, pretendo estudar como fazer um game com os recursos básicos e depois partir para selecionar um framework ou um gameEngine.
Sugestões serão apreciadas.

Um comentário:

  1. Desenvolvimento para jogos no Android? Estou utilizando o AndEngine e está sendo bastante satisfatório. :)

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