sábado, 5 de outubro de 2013

Receita para ser um grande programador

Estava pensando em escrever uma receita de como ser um grande programador, aí me lembrei da receita feita pelo Peter Norvig, fiz umas adaptações, coloquei alguns ingredientes, vejam aí como ficou.

Uma receita para o sucesso em programação:

Amar programar e programar porque gosta. Certifique-se sempre de que continue gostando o suficiente, pois você vai dedicar dez anos ou 10.000 horas de sua vida nisso.

Programe. Programe muito. A melhor receita de aprendizado é aprender fazendo.

Troque ideias com outros programadores; estude programas de outros programadores.

Trabalho em grupo. Trabalhe em projetos com outros programadores. São oportunidades para interagir, influenciar e estimular uns aos outros.

Trabalhe em manutenção de projetos legados. Entenda um programa escrito por outra pessoa.

Manutenção - desenvolva seus programas para torná-los mais fáceis para aqueles que irão mantê-los (pode ser você mesmo!).

Aprenda mais de uma linguagem de programação.

Qualificação. Esteja preparado: estamos lidando com uma área que mais evolui cotidianamente. Então esteja atento às novidades. Não durma no ponto!

Faça e siga um plano de carreira.

Graduação é importante, mas, não é imprescindível.
Dependendo do plano de carreira é fundamental.

Livros, importantes desde que estudados, entendidos e incorporados.

Língua: aprenda inglês. Até bem pouco tempo bastava o chamado inglês técnico, hoje em dia precisa, em alguns casos, ser fluente.

E lembre-se, estamos falando de programação de computador. Então, conheça o computador, as suas partes constituintes, o hardware e o software. A CPU, o sistema operacional, JVM, o compilador, etc.

E, para terminar: "Nem todo mundo pode se tornar um grande programador, mas um grande programador pode vir de qualquer lugar". Isso pressupõe que algumas pessoas já possuem as qualidades necessárias para se tornar um grande programador. São as qualidades inatas, que chamamos de talento, que independem da sua formação.

Mas, não se iludam, a dedicação, persistência, sacrifício e o trabalho duro continuam sendo os grandes diferenciais dos vencedores.

Boa Sorte!
Abraços

2 comentários: