sábado, 28 de abril de 2012

Um ano de Java


Estou completando um ano de convívio diário com a linguagem Java.
É muito pouco tempo para ter um domínio de um ambiente muito complexo de programação.
Por outro lado, minha capacidade de aprender coisas novas tem diminuído com o passar do tempo. É a idade cobrando o seu tributo.
Soma-se a isso o aprendizado do Android.
Muito mais conhecimentos a dominar.
Estou usando uma técnica de aprendizado incremental.
Funciona assim:
Defino uma lista de assuntos a estudar.
Estudo o básico sobre cada assunto.
Revejo a lista de assuntos, eliminando ou acrescentando novos itens.
Estudo novamente cada assunto, desta vez acrescentando mais profundidade em cada tema estudado.
Tenho repetido esses ciclos por diversas vezes, e tem dado um bom resultado para mim.
A vantagem disso é que como sei que vou voltar ao assunto, se ele estiver muito díficil ou incompreensível para mim naquele momento eu não gasto muito tempo nem energia com ele, sigo em frente. No próximo ciclo de estudos, terei agregado experiência e novos conhecimentos para entendê-lo.
Até recentemente, estive focado no estudo do Java básico e no Android até o 2.x.
Agora estou tentando me aprofundar em processamento concorrente em Java e começando a estudar o Android 3.x para frente.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário