quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dica: Estudem Threads

Programação concorrente é de longe a área em que os programadores cometem mais erros.
Tenho o costume de ler códigos de terceiros. Para estudar, e aprender técnicas diferentes.
E quando se trata de concorrência, ninguém escapa imune. Desde os novatos aos mais experientes, cometem erros nessa área.
Tenho encontrado códigos inseguros, com problemas básicos de programação concorrente, até em livros!
O problema é que detectar os erros em testes é muito difícil, pois, os erros só aparecem em condições específicas, que não ocorrem a toda hora. Um erro em programação concorrente exige que várias condições ocorram ao mesmo tempo para se manifestar.
Se é difícil encontrar os erros testando, então como encontrá-los? Boa pergunta, não é?
A resposta é: Fazendo uma análise conceitual. Se o código não atende aos princípios de programação concorrente segura, então está comprometido: mais cedo ou mais tarde, vai dar problema!

Abraços!

2 comentários:

  1. Olá visito muito seu blog acho muito didático, tratando sempre de assuntos muito interessantes para a parte de android, queria seu conselho para começar
    o aprendizado na parte de threads acho também extremamente importa, teria algum livro ou algo do tipo que pudesse mi ajudar, grato e muito bom seu blog parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Um material que eu li é o tutorial da Oracle: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/essential/concurrency/index.html
      Outras fontes para começar: a maioria dos livros de Java tem um capítulo sobre Threads

      Excluir