terça-feira, 5 de junho de 2012

Programação Android, aprendendo direito.


  Bom, você já deu uma verificada como funciona a programação Android, talvez tenha seguido um ou outro tutorial, e decidiu investir seriamente em aprender como desenvolver aplicativos para o Android.
  Nesse ponto, estou considerando que o seu conhecimento, de programação em geral e da linguagem Java em particular, seja pelo menos intermediário.
  Também estou considerando que você não tem acesso a um curso de programação Android numa dessas escolas conceituadas de pelo menos umas 40 horas. Ou, se tiver, já tenha terminado.
  A pergunta a ser respondida é: qual o caminho a seguir?
  Eu, recomendo que você use um bom livro como guia nos próximos passos.
  Um livro que seja recomendado pela comunidade. Tem que ter o aval de programadores experientes.
  Neste ponto eu desaconselho (existe essa palavra?), não recomendo de jeito nenhum, tentar seguir o caminho mais tentador, por parecer mais barato, de seguir apostilas gratuítas, video-aulas, ou coisas do gênero. Inclusive tutoriais, a menos que seja oficial do Google, ou, seja recomendado pela comunidade experiente.
  E por que um livro é mais indicado? Porque um livro bem escrito foi pensado como uma sequencia de lições, graduadas para se aprender passo-a-passo, preparando uma base sólida de conhecimentos mínimos para se desenvolver alguns aplicativos que representem vários aspectos das diversas possibilidades do ambiente Android.
  Mas, os outros materiais não podem ter essa mesma função? Poder, pode. Mas, nem sempre. E, além disso, me responda você: qual seria o custo para você se aprender errado?
  Neste ponto você não tem como avaliar se o material é bom ou não. Vamos evitar muita decepção e tempo se evitarmos isso.
  Esses materiais devem ser usados como um complemento, como material de consulta, como exemplos de uso. E, também, para avaliar seu conhecimento, se descobrir falhas nos códigos. Também, para aprender outras tecnicas de programação.
  Você já deve estar se perguntando, ou pelo menos pensado, espera aí cara, você escreve tutoriais para quê? Eu respondo mais tarde, aguarde...
  Eu disse seguir um livro, mas se tiver mais algum(ns) para consultas seria interessante. Aí você vai achar que eu esteja de gozação. Não, não estou. O problema é que perfeição está longe do ser humano, então o tal livro base pode ser bom, mas perfeito, nunca! Pode ser superficial num ponto, ou, não abordar algum tópico importante.
  Aprenda a ler códigos. Estude códigos. Aprenda com códigos. Os samples devem ser consultados sempre!
  Se conhecer algum programador Android experiente que possa ser consultado seria excelente. Se não tiver, consulte foruns e o Google. Para a maioria das suas dúvidas você vai encontrar as respostas que foram respondidas para alguém que teve a mesma pergunta. Se não encontrar, pergunte você mesmo em algum forum.
  Agora, vamos tentar responder a questão dos tutoriais. Quando alguém se dá ao trabalho de escrever um tutorial, ele está tentando passar uma informação sobre algum aspecto do Android (vamos considerar apenas o Android). Significa que o autor do tutorial está focado num tópico. Muitas vezes está passando por cima de uma série de considerações, como boas práticas, consistência, inclusive segurança, etc. Está também direcionando o tutorial para um determinado público, considerando nível de conhecimento, experiência, etc. Então, o novato vai achar que tem um exemplo completo e acabado, quando o tutorial está tentando passar uma (boa) idéia a ser desenvolvida.
  Quando você estiver mais ou menos na metade do  livro, você pode e deve iniciar algum projeto para aplicar o aprendizado.
  Bons estudos!

3 comentários:

  1. Parabéns pela dedicação séria, vou sempre te consultar como guru em Android!

    ResponderExcluir
  2. Faltou você comentar algum livro que você goste/considera bom para a galera que está atrás de um (como eu) providenciar.

    ResponderExcluir